Foto Sérgio Bloch

Conhecer a cultura brasileira através da sua comida de rua é a proposta do projeto “Gastronomia de Rua”. A forma como é servida, assim como os ingredientes utilizados no preparo de um alimento, dizem muito sobre as origens de um povo. A nossa culinária, por exemplo, é fruto da mistura das várias etnias presentes na nossa formação como país: a indígena, a africana e a portuguesa, primeiramente, mas também com influencias das culturas árabe e oriental. Produzida e comercializada por gourmets populares nas calçadas, praças, parques, praias e feiras, os alimentos servidos nos espaços públicos das capitais brasileiras carrega parte da nossa história. São ainda objetivos do projeto: a) valorizar o patrimônio cultural que é a gastronomia popular brasileira; b) mapear e dar visibilidade aos Chefs Ambulantes que produzem alimentos de qualidade, concedendo um selo que sirva de referencia para o público consumidor; c) melhorar a qualidade e a segurança dos alimentos e serviços oferecidos pelos ambulantes, em diversas capitais do país, através de capacitação e formalização; d) promover os Chefs Ambulantes inserindo-os no roteiro turístico, gastronômico e cultural das cidades participantes. Sua empresa ou instituição está convidada a participar deste projeto associando sua marca a esta iniciativa inovadora. “Gastronomia de Rua” tem obtido enorme visibilidade nos veículos de comunicação, atingindo cerca de 6 milhões de reais em mídia espontânea nos últimos 4 anos. O projeto também tem obtido resultados concretos na melhoria das condições de trabalho dos ambulantes, bem como na qualidade dos alimentos oferecidos ao público.

Sérgio Bloch

Confira o curta “Na Boca do Povo”: